Este espaço é destinado a divulgação das atividades que acontecem na escola.

A importância da Escrita.

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS POVOS.

 

Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos. A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento.

Todos os conhecimentos eram passados, de geração em geração, através da oralidade. Assim, os conhecimentos e pensamentos não compartilhados com os demais, acabavam se perdendo no tempo. A Escrita vem para garantir o registro das ações e pensamentos humanos; ela foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.

A transmissão das mensagens começa com as placas de argila da escrita cuneiforme na Mesopotâmia e evolui até chegar no uso do computador. Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

Até a Revolução Industrial, cartas e bilhetes faziam parte da comunicação escrita. Logo, o telefone foi inventado e, a partir daí, várias outras invenções surgiram já no século XX, facilitando ainda mais a comunicação.

 

 

 A noção de tempo e espaço se modificaram.

Hoje conseguimos encurtar distâncias através das tecnologias; estabelecemos contatos em tempo real  com pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Mas a utilização da Escrita através do Alfabeto é o principal meio pelo qual todas estas tecnologias se desenvolveram, se expandiram e, ainda hoje, continuam evoluindo cada vez mais rapidamente.

 

A vida moderna, com toda a sua dinamicidade, faz com que sejam desenvolvidas tecnologias cada vez mais capazes de maximizar o tempo.

O gosto pela leitura faz com que as pessoas tenham mais facilidade de se expressar através da palavra escrita. Por isso a importância do papel de pais e educadores no sentido de estimular a leitura desde a infância para que ocorra um melhor desenvolvimento intelectual e crítico formando seres humanos capazes de olhar a sociedade através de lentes críticas capazes de transformar a sociedade em que vivem.

Um exemplo real vem do Instituto Ecofuturo que criou um concurso de redação destinado a estudantes de escolas públicas e privadas, que visa, por meio da escrita, estimular a manifestação da criatividade e a autoexpressão.

 “Na sexta e última edição do concurso, mais de 30 mil redações foram recebidas e uma pesquisa, ao final, foi realizada. O resultado instiga: 22% dos alunos vencedores acreditam estar escrevendo mais depois do concurso e 35% estão mais aplicados nos estudos. Qual seria a explicação para isso? “Uma delas é que o aluno foi encantado com a possibilidade de se pronunciar, de ter uma escrita autoral, e se viu reconhecido, capaz”, explica Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura e Comunicação no Instituto Ecofuturo, organização não governamental mantida pelo Grupo Suzano.”  (http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-escrita-559518.shtml.

Ainda segundo reportagem da página Educar para Crescer:

“A prática da escrita não deve ficar restrita a estudantes, nem tampouco aos que dominam a forma culta, como os escritores. “Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir e desvelar humanamente a experiência imperdível de viver”, complementa Jorge Marinho, com sabedoria.”

 

“Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo.” (Eça de Queiroz).

 

Comentários em: "A importância da Escrita." (6)

  1. Carmem Andrea Soek disse:

    A escrita é a arte de expressar o pensamento, e transmitir sentimentos que surpreendem infinitas relações e contatos repletos de magia. A imaginação vai além quando descobrimos o prazer da leitura e da escrita.

  2. Carmem Andrea Soek disse:

    Maravilhoso!

  3. Obrigada Carmem pela visita ao nosso Blog. Seja sempre Bem Vinda….Em breve ….atualizações…..

  4. Inacio Abel Mario disse:

    Encrever é esprimir de tudo um pouco o que semtimos entre aspa!!!!!!!!!!!!!! Lembrem-se escrever é saber

  5. Angela F. dos Santos disse:

    Escrever é uma maneira poetica de se fazer presente e de eternizar, uma ideia uma vontade um desejo, é o poder de alcance de alcancar o impossivel o dificil de conhecer vidas e histórias, acontecimentos, de conhecer novas ideias e novas ciências segredos bem expressado bem escrito.

  6. Obrigada pela visita de todos no nosso Blog..!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: